Notícias

Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

Coronavírus, por que o mundo inteiro está preocupado com ele? De onde ele surgiu? Como se espalha? E por que do dia para a noite o mundo todo só fala dos riscos de uma nova pandemia?

O surto começou na China. Não é atoa que muita gente está assustada, visto que o vírus está se espalhando com uma velocidade assustadora e hoje, poucas semanas após seu surgimento já temos mais de 28 mil casos registrados, e esse número não para de subir. Será que estamos à beira de uma epidemia mortal? Estaria a Corporação Umbrella por trás disso tudo? Seria o Coronavírus uma arma biológica que acabou saindo do controle? Pode ficar calmo porque está na hora de você entender exatamente o que está acontecendo.

O começo de tudo

Publicidade

Publicidade

Publicidade

No final de 2019, vários casos de pneumonia começaram a surgir do nada na cidade chinesa de Wuhan. Essa
quantidade enorme de casos aparecendo do dia para a noite só podia indicar que alguma coisa específica estava contaminando as pessoas, porém ninguém conseguia descobrir a origem dessa pneumonia.

Esse assunto começou a bombar de verdade no dia 31 de dezembro de 2019 quando a Organização Mundial da Saúde emitiu um alerta sobre esses casos. No dia seguinte foi anunciado que a infecção teria começado em um mercado de frutos do mar chinês que foi imediatamente fechado. Esse grande mercado que ocupa um espaço de mais de 50 mil m/2 não vende apenas frutos do mar. Podemos encontrar de tudo lá, como por exemplo: carnes de cachorro, avestruz, camelo, escorpião, filhote de lobo, crocodilo, entre outras.

No entanto, o grande problema é que o mercado é uma verdadeira nojeira. Os animais são vendidos ainda vivos nas barracas, além de alguns deles serem portadores desse vírus. Ninguém sabe ao certo qual espécie começou a contaminação, mas os órgãos de saúde suspeitam de sapos, morcegos, carne de cobras e até de galinhas e coelhos.
É importante dizer que a origem desse vírus não tem nada a ver com a franquia Resident Evil, e sim com a Biologia.

Existem vírus e bactérias que se hospedam em animais sem causar nenhum dano aos mesmos, porém esses
microrganismos podem acabar infectando humanos que tem qualquer contato com esses bichos. A situação ficou séria mesmo no dia 9 de janeiro quando foi confirmado que essa pneumonia era causada por um tal de
“Coronavírus”, até então desconhecido.