Dicas

Saiba como se prevenir contra a dengue no período de chuva

Publicidade
dengue
Período de chuva aumenta o risco de proliferar os mosquitos da dengue. Entenda nesse artigo dicas para ajudar a proteger sua família desse inimigo

Basta chegar o verão para que a velha preocupação dos órgãos de saúde retorne também: o combate à dengue.

Ano após ano, a incidência dos casos aumenta, tudo isso por falta de cuidados e o descuido com a água parada nos quintais da casa.

A luta contra o Aedes Aegypt é constante, ininterrupta. Essa doença mata centenas ou milhares de pessoas anualmente, e a necessidade de combate-la é cada vez maior.

Você deve entender a gravidade dela e da importância de se prevenir contra a proliferação do mosquito. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas para se cuidar durante o verão.

Dicas para se prevenir contra a dengue:

  • Fique de olho na água acumulada:

O verão é um período de muitas chuvas, e qualquer recipiente esquecido no quintal pode acumular água, após uma dessas tempestades.

Água acumulada é tudo o que a fêmea do mosquito Aedes precisa para procriar. Portanto, ter atenção é essencial:

Mantenha potes, garrafas, as vasilhas da comida do cachorro, as panelinhas de brinquedo das crianças, tudo isso, sempre de tampa para baixo. Coloque areia nos vasos de planta.

Isso vai impedir que a água da chuva fique armazenada ali e propicie a proliferação do mosquito. Caso ocorra, se lembre de checar, após a tempestade, e jogar fora todo o líquido acumulado.

  • Mantenha a caixa d’água tampada:

Ainda sobre água acumulada: a caixa d’água é outro ambiente perfeito.

Além da proliferação do Aedes Aegypt, há o risco de que a água que abastece sua casa acabe contaminada por essas lavas.

Portanto, a mantenha sempre coberta, estando chovendo ou não.

  • Use repelentes:

Aplique e reaplique durante o dia, quantas vezes for necessário, para se proteger da picada do mosquito e não acabar contraindo a dengue.

Prefira os produtos industrializados, ao invés de repelentes caseiros, pois eles possuem eficiência maior.

Conclusão:

As milhares de mortes todos os anos em decorrência da dengue é uma prova de que a população ainda não se conscientizou de quão séria é a doença.

Cuidados precisam e devem ser tomados, não apenas no verão, como no ano inteiro, sempre que algum ambiente propicie o surgimento do Aedes Aegypt.

Por isso, além dos cuidados citados acima, mantenha suas calhas sempre limpas. Piscinas e aquários também, use larvicidas, se for necessário.

A lógica é simples: onde há água parada, o mosquito irá se reproduzir. Portanto, tomar os cuidados e prevenções certos é o melhor a se fazer.