Notícias, Tecnologia

Google esta sendo cobrado por exibição de conteúdo na frança

Foi anunciado nesta quinta-feira, 24/10, por empresas de comunicação francesas uma denúncia contra a Google graças a recusa da empresa em remunerar a exibição de trechos de notícias durante as buscas.
O modelo atual de busca atual do site exibe link, um pedaço do texto e, as vezes, imagens que só são acessados por completo quando a página em questão é aberta. O objetivo das empresas francesas é receber um pagamento da Google por essas informações além da remuneração própria do site.

A nova exigência dos franceses acontece graças a nova lei nomeada de direito conexo que protege os direitos autorais de veículos de imprensa e editores. Para as empresas de comunicação, o pagamento pelos trechos exibidos nas buscas é um direito, o que é negado pela gigante das buscas.

Pouco antes da lei entrar em vigor na França, em 25 de setembro, foi anunciado pela Google o fim da exibição de trechos dos artigos e imagens nos links de resultados de buscas. Para as empresas francesas, isso nada mais é do que uma tentativa de driblar a norma europeia já que o fim da exibição do resumo das notícias reduziria as visitas ao site.