fbpx

Curiosidades automotivas que as pessoas não sabem

Anúncios

Se você olhasse para o mundo como um todo, veria muita história maluca. Se você pudesse dar um zoom apenas na história automotiva, certamente veria um monte de coisas malucas. Na verdade, existem muitas curiosidades automotivas que as pessoas não sabem por aí que vão desde carros fabricados com soja até carros elétricos que são mais populares do que modelos movidos a gasolina.

Você encontrará uma história repleta de pequenos factóides estranhos sobre a frequência com que seu carro fica estacionado ou quantas pessoas podem caber em um carro minúsculo. Eu sei, tudo isso parece um pouco louco, mas quando você considera o fato de que os veículos motorizados só foram inventados há cerca de 100 anos, já percorremos um longo caminho.

Até agora, estamos nos aventurando no mundo dos carros autônomos totalmente elétricos. Esses são alguns grandes passos que tiveram que ser dados, então não deve ser surpresa que muitas coisas malucas aconteceram ao longo do caminho. E é por isso que estamos aqui – para falar sobre fatos malucos sobre automóveis que você provavelmente nunca soube. Pegue uma xícara de café e relaxe, vamos ficar aqui um pouco.

Em 1900, mais carros eram movidos a vapor e eletricidade do que a gasolina

Em 1900, mais carros eram movidos a vapor e eletricidade do que a gasolina

A gasolina (ou diesel, por falar nisso) nem sempre foi a escolha certa para as necessidades de propulsão do carro. Cerca de 40% dos carros do mundo eram movidos a vapor em 1900. Ao mesmo tempo, 38% dos carros do mundo eram movidos a eletricidade.

Anúncios

Carros movidos a gasolina? Bem, eles representaram apenas 22 por cento. Esse número irá eventualmente retornar conforme nos aventuramos lentamente em carros elétricos de longo alcance, mas não contamos com a energia a vapor voltando tão cedo.

 

Elon Musk não é o fundador da Tesla Motors

Elon Musk não é o fundador da Tesla Motors

Apesar do fato de que Elon Musk é a cara da Tesla Motors, e basicamente o cérebro que manteve a empresa funcionando (vamos ser honestos, os investidores tratam sua palavra como ouro), ele não fundou a Tesla Motors.

Segundo a Investopedia, ele só entrou na empresa em 2004, cerca de um ano depois de ela ter sido fundada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning. Para constar, Elon é mencionado como fundador da governança corporativa, mas, na verdade foi processado por Eberhard em 2009 por sua “tentativa de mudar a história”.

 

A primeira multa emitida por excesso de velocidade foi para fazer 13 km/h

A primeira multa emitida por excesso de velocidade foi para fazer 13 km/h Curiosidades automotivas

Muito tempo atrás, quando os carros eram carruagens motorizadas e o limite de velocidade era de apenas 3,2 km/h, um homem chamado Walter Arnold decidiu levar sua carruagem motorizada de 1896 ao limite.

Ele quebrou um recorde naquele dia. Se foi por velocidade ou não, não temos certeza, mas ele entrou nos livros de história como a primeira pessoa a receber uma multa por excesso de velocidade.

E foi por cumprir quatro vezes o limite legal. De acordo com Mirror, isso poderia ser realmente considerado uma perseguição em alta velocidade, já que um policial de bicicleta teve que persegui-lo. Fale sobre uma história maluca, hein?

 

Os cavalos causavam tanta poluição que os carros eram vistos como alternativas verdes

Os cavalos causavam tanta poluição que os carros eram vistos como alternativas verdes

Hoje em dia, os governos mundiais e os ativistas da mudança climática estão empurrando os carros elétricos com tanta força que parece que o motor de combustão interna está em sua última etapa. E pode muito bem ser no grande esquema das coisas, mas houve um tempo em que o carro sujo e com emissão de poluentes era uma coisa bem-vinda e até mesmo visto como uma alternativa verde.

Segundo o The New York Times, havia entre 100.000 e 200.000 cavalos vivendo na cidade de Nova York e eles produziam tantos excrementos que a cidade literalmente fedia. Então, quando o carro não fedorento apareceu, ele foi visto como uma alternativa verde maravilhosa. Engraçado como a situação muda, hein?

O Ford Modelo T foi o primeiro carro global

O Ford Modelo T foi o primeiro carro global Curiosidades automotivas

O Ford Modelo T foi um carro especial de várias maneiras, mas uma das mais importantes é o fato de que foi o primeiro carro global do mundo.

De acordo com Jalopnik, o Modelo T foi, em 1929, produzido em seis continentes e, para adicionar glacê ao bolo, o Modelo T também foi o carro que padronizou o volante esquerdo – carros anteriores muitas vezes apresentavam uma direção central ou direita – volante montado.

 

Agradeça as corridas por aqueles lindos espelhos retrovisores

Agradeça as corridas por aqueles lindos espelhos retrovisores

O espelho retrovisor tem um propósito claro, mas sua história, conforme a eBay Motors, remonta a 1911, quando o corredor de Indianapolis, Ray Harroun, instalou um em seu carro para substituir mecânico do assento do passageiro.

Anúncios

Claro, era para ajudá-lo a ver o que estava atrás dele, mas isso foi apenas um efeito colateral – a parte importante é que ele deixou seu carro de corrida muito mais leve. Claro, foi dito que era inútil na época, já que a estrada era pavimentada com tijolos e muito acidentada para ser realmente eficaz.

O Ford Crown Victoria 2011 foi o último veículo a oferecer um toca-fitas

O Ford Crown Victoria 2011 foi o último veículo a oferecer um toca-fitas Curiosidades automotivas

Tenho certeza de que, se você cavar bastante no porão dos seus pais, encontrará uma de suas fitas cassete antigas, mas no que você vai tocar? Você se lembra da última vez que viu um toca-fitas?

Bem, o último carro a apresentar um foi o Ford Crown Victoria 2011, e mesmo assim ele era oferecido apenas como uma opção, e esse modelo era vendido apenas como um carro de frota. De acordo com a Autoguide, o Crown Victoria também foi morto em 2011, então os dois caíram juntos nos livros de história automotiva.

 

Cerca de 80% do seu carro é reciclável

Cerca de 80% do seu carro é reciclável Curiosidades automotivas

Se o mundo está produzindo quase 75 milhões de carros por ano, isso realmente faz você se perguntar onde todos eles vão parar, não é? Afinal, são muitos carros. Bem, acredite ou não, muito daquele carro parado na sua garagem é, na verdade, reciclável.

Segundo o The Balance, cerca de 80% do seu carro é reciclável por peso, e mais de 25 milhões de toneladas de materiais de veículos antigos são reciclados todos os anos. Desses 25 milhões, os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 12 milhões.

O Ford Modelo T representou 55 a 57 por cento de todos os carros na Terra

O Ford Modelo T representou 55 a 57 por cento de todos os carros na Terra Curiosidades automotivas

Acompanhando o fato de que o Modelo T também foi o primeiro carro global verdadeiro, Jalopnik também relata que o Modelo T, ao mesmo tempo, representou na verdade 57 por cento de todos os carros na Terra.

Esse é um número impressionante quando você considera que havia cerca de 73,5 carros produzidos em 2017, mas estamos falando sobre o início da década de 1920 aqui, então havia apenas um punhado de carros produzidos em comparação.

 

Você pode dirigir até a lua em seis meses a 97 km/h

Você pode dirigir até a lua em seis meses a 97 km/h

De acordo com o Science Focus, você poderia dirigir do nível do solo até a borda do espaço em cerca de uma hora a 97 km/h. Isso foi apontado pela primeira vez pelo astrônomo Fred Hoyle.

Para ir um pouco mais longe, você poderia dirigir direto para a lua, supondo que tivesse ar suficiente para respirar e para a combustão, é claro, em cerca de seis meses. Você teria que cobrir uma distância total de cerca de 250.000 se fosse um tiro certeiro e talvez queira trazer um pouco de combustível extra porque os postos de gasolina estão distantes um pouco entre eles.

 

Ao mesmo tempo, BMW e Volkswagen possuíam Rolls-Royce

Ao mesmo tempo, BMW e Volkswagen possuíam Rolls-Royce Curiosidades automotivas

Muitas pessoas não percebem, mas, em simultâneo, a Volkswagen realmente possuía uma grande parte da marca premiada da BMW, a Rolls-Royce.

Na verdade, por um curto período antes de a BMW atingir a propriedade exclusiva, a Volkswagen possuiu todas as fábricas da Rolls-Royce e produziu veículos Rolls-Royce, apesar do fato de a BMW ser proprietária da marca registrada e da marca Rolls-Royce.

Anúncios

Claro, a BMW eventualmente assumiu o controle total e o mundo se estabeleceu no que é hoje, mas imagine o que teria acontecido se a Volkswagen conseguisse possuir duas das marcas mais luxuosas do mundo.

 

Esposa de Karl Benz

Esposa de Karl Benz

Acredite ou não, Bertha Benz, a esposa de Karl Benz (sim, o Karl Benz, como na Mercedes-Benz) queria provar ao marido que seu automóvel – um veículo de três rodas) era uma invenção que traria bem ao mundo. Então, ela partiu em uma viagem com seus dois filhos adolescentes no Benz Model III.

De acordo com um vídeo divulgado pela Mercedes-Benz, Bertha teve um monte de problemas mecânicos em sua viagem de Mannheim para Pforzheim, mas ela perseverou mesmo assim.

No final, dizem que ela desenvolveu pastilhas de freio de couro (para substituir os freios de madeira que falharam) e determinou que o carro não só precisava de uma terceira marcha, mas de um sistema de refrigeração melhor e um tanque de combustível.

Alguns argumentam que, se ela não tivesse feito esse test drive, o mundo automotivo talvez nunca tivesse se desenvolvido como se desenvolveu.

Motorola criou o primeiro painel de rádio

Motorola criou o primeiro painel de rádio Curiosidades automotivas

Acredite ou não, a Motorola foi a marca responsável pelo primeiro rádio de painel e, cara, ele era caro. Chegou ao mercado em 1930 e custou US $110 – isso é cerca de US $3.000 no dinheiro de hoje.

E isso foi em uma época em que um carro novo custaria apenas $650. O que é ainda mais louco, no entanto, é um relatório da Laurenfix que afirma que levou vários dias e dois homens para realmente instalar um rádio no carro – algo que a maioria dos caras dos carros pode fazer em menos de uma ou duas horas hoje.

 

Seu carro fica estacionado e sem uso na maior parte do tempo

Seu carro fica estacionado e sem uso na maior parte do tempo

Isso parece um pequeno fato maluco, não é? É mesmo verdade que o seu carro passa a maior parte da vida estacionado? Bem, acredite ou não, a maioria dos carros fica estacionada 95% do tempo, em média. Essa é a palavra de Reinventing Parking, pelo menos.

Obviamente, essa é uma média, já que alguns de nós gastamos muito tempo dirigindo, mas realmente nos faz querer questionar o gasto de tanto dinheiro em nosso próximo carro. Afinal, se você não passa tanto tempo em seu carro, vale realmente a pena ter algo tão luxuoso?

 

Uma pessoa cega inventou o controle de cruzeiro

Uma pessoa cega inventou o controle de cruzeiro

Aqui, estamos prestes a ter carros realmente autônomos e, no entanto, todos esquecem que o controle de cruzeiro é, na verdade, uma forma muito básica de autonomia. Seja a vácuo ou controlado eletronicamente; o carro está realmente se controlando e, portanto, é autônomo a esse respeito.

O que é realmente louco, porém, é que esta tecnologia básica foi criada por Ralph Teetor na década de 1950. Ralph tinha sido cego a maior parte de sua vida e, de acordo com a Smithsonian Magazine, ele se inspirou em seu advogado de patentes e motorista pessoal.

 

A Continental produziu os primeiros pneus com ranhuras em 1904

A Continental produziu os primeiros pneus com ranhuras em 1904 Curiosidades automotivas

A Continental pode ser apenas mais uma marca de pneus para a maioria de nós, mas na verdade a empresa desempenhou um papel importante no mundo automotivo. Foi fundada em 1871 e, em 1898, já produzia pneus com banda de rodagem plana.

Anúncios

Porém, algo melhor era necessário e, em 1904, a empresa lançou pneus ranhurados – os primeiros que o mundo já viu. Poucos anos depois, a mesma empresa inventou a roda removível – algo que permite que você aproveite seus rolos de reposição e a conveniência de trocar uma superfície plana na lateral da estrada.

 

O primeiro sedã da Porsche era realmente um Studebaker Tipo 542

O primeiro sedã da Porsche era realmente um Studebaker Tipo 542 Curiosidades automotivas

A Porsche sempre foi conhecida por sua engenharia, então não deveria ser surpresa que as empresas ocasionalmente decidissem pedir aos engenheiros incríveis da Porsche que usassem sua mágica em algo que não fosse um Porsche.

E foi isso que levou ao primeiro Porsche sedan, que na verdade era um Studebaker Type 542. De acordo com My Car Quest, o Type 542 também era conhecido como Z-87 pela Studebaker, mas nunca entrou em produção – algo que alguns atribuem a ninguém menos que John Z. Delorean.

 

Carros movidos a gás substituíram carros elétricos

Carros movidos a gás substituíram carros elétricos

Curiosamente, os carros elétricos existem há quase tanto tempo quanto os veículos movidos a combustível.

De acordo com a Autowise, eles foram fabricados em 1905 com uma empresa – Rauch & Lang – produzindo-os até 1920, quando os veículos movidos a gás se tornaram cada vez mais baratos devido ao baixo preço do combustível.

Hoje, estamos procurando substituir os carros movidos a combustível por carros elétricos mais uma vez. É engraçado como funciona, não é?

 

19 garotas cabem em um carro inteligente

19 garotas cabem em um carro inteligente Curiosidades automotivas

Provavelmente, é melhor presumir que todas estão em forma, mas o atual recorde mundial de garotas que cabem em um carro inteligente é na verdade 19. E, de acordo com o The Express Tribune, isso inclui fechar as portas.

Não podemos imaginar que seja muito confortável e vamos esperar que ninguém estivesse tendo problemas de barriga naquele dia, mas pelo menos você sabe que isso pode ser feito. Agora, se pudéssemos vê-los realmente dirigindo.

 

De todos os carros fabricados pela Rolls-Royce, 75% ainda estão sendo usados

De todos os carros fabricados pela Rolls-Royce, 75% ainda estão sendo usados

Com tantos carros produzidos no mundo a cada ano, e cerca de 25 milhões deles sendo reciclados, é difícil acreditar que qualquer fabricante possa alegar que a maioria dos carros que fez ao longo da história ainda existe.

Anúncios

Pode ser difícil de acreditar, mas a Rolls-Royce – uma das melhores montadoras do mundo – pode reivindicar exatamente isso. De acordo com o The Economist, cerca de 75 por cento dos carros Rolls-Royce construídos na longa história da marca ainda estão sendo usados até hoje. Isso é incrível.

Veja também: Os melhores veículos híbridos de 2021

ANTERIOR
Clique em PRÓXIMO para continuar navegando