Dicas

Algumas dicas de prevenção ao câncer de pele

Publicidade
câncer de pele
Leia nesse artigo como prevenir o câncer de pele, dicas úteis para seu dia-a-dia

Cuidados para prevenir o câncer de pele (melanoma) são uma das pautas mais discutidas por mídias e pelos veículos responsáveis pelas campanhas de saúde, conforme o verão chega.

Essa é apenas uma das tantas doenças que a exposição excessiva aos raios UVA e UVB podem causar na sua pele.

Por isso, é tão importante prevenir. Tomar os cuidados necessários e nunca subestimar os estragos que o sol pode provocar, quando você se expõe mais do que deveria.

Exatamente por isso, reunimos aqui algumas dicas para se proteger, proteger sua família e, claro, aproveitar o verão sem nenhum tipo de problema:

Dicas para prevenir o câncer de pele:

  • Use e abuse do protetor solar:

De fator alto, de preferência. Eles impedirão que os raios de sol nocivos penetrem na sua pele e causem danos à sua saúde.

Aplique e reaplique durante o dia, conforme for necessário, para garantir proteção continua.

Também é importante evitar se expor muito a esses raios de sol no período onde eles são mais prejudiciais: das 10 às 16 horas. Antes e depois desses horários, é mais seguro e saudável.

  • Evite câmaras de bronzeamento artificial:

Muitas pessoas pensam que os raios aos quais você é exposto em contato com as lâmpadas de bronzeamento são inofensivos.

Mas, na verdade, assim como o sol, emitem radiação ultravioleta.A alta exposição a esses raios pode acarretar em câncer de pele.

  • Use chapéus e roupas adequadas:

Se você pretende se expor ao sol nos horários não recomendados, é melhor reforçar a proteção do filtro solar.

Use roupas de manga comprida, chapéus, bonés, monte um guarda-sol perto da praia/piscina e passe a maior parte de tempo possível na sombra.

Tire as roupas apenas na hora do mergulho pois, mesmo com o efeito do protetor solar, os raios podem penetrar em regiões desprotegidas.

Conclusão:

Além de prevenir, é importante se manter atento a qualquer sintoma que seu corpo venha apresentar.

O câncer de pele se manifesta, inicialmente, através de manchas, nódulos ou pequenos tumores, que, sem tratamento, irão se alastrar.

Alguns deles inclusive são acompanhados de corrimento ou sangue. Caso aconteça com você, procure um médico o mais rápido possível e ele fará todo o encaminhamento necessário para dar início ao tratamento.

Se diagnosticado nos primeiros estágios, o melanoma tem quase 100% de chance de cura. Mas é melhor evitar do que precisar trata-lo. Então, na hora de curtir o verão, tenha cuidado.